
O “Programa Atitude Positiva (3º Ciclo) – Aprendizagem Socioemocional” do ATV, que integra o Projeto Atitude Positiva, foi reconhecido como uma metodologia de referência, para a promoção de competências em crianças e jovens, pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Em 2019, a Fundação Calouste Gulbenkian apresentou uma iniciativa, as Academias Gulbenkian do Conhecimento (AGC) para promover o desenvolvimento de atividades que promoviam o desenvolvimento de competências socioemocionais em Portugal. Como parte desta iniciativa, as AGC financiavam replicações de alguns programas descritos como de referência, um dos quais o programa de aprendizagem socioemocional – Atitude Positiva 3º ciclo.
Desta forma, o programa foi então replicado em agrupamentos escolares dos concelhos de Lisboa, Setúbal, Pombal, Faro, Vizela e do Caniço, ao abrigo das AGC.
Este mês foi publicado o segundo artigo na revista INFAD, no âmbito das AGC e que analisa os métodos usados para a formação e acompanhamento destas Academias que replicaram o programa de aprendizagem socioemocional Atitude Positiva 3.º ciclo.
O artigo desenvolve as fases de seleção de entidades que procuravam replicar o programa, descreve o processo de formação, a metodologia de avaliação e a forma de controlar a fidelidade de implementação e outros instrumentos que foram criados para apoiar a replicação do programa de aprendizagem socioemocional - Atitude Positiva 3º Ciclo. Além disso, são apresentadas as conclusões passíveis de retirar deste processo.