Descrição do Programa:

Este programa pretende promover competências socioemocionais que estão identificadas como protetoras de estilos de vida saudáveis e como fatores influentes numa integração mais efetiva na vida escolar. Neste sentido, promove-se o desenvolvimento saudável e pleno das crianças que frequentam o 4º ano de escolaridade, sendo esperado que se tornem mais confiantes e competentes para lidarem com os desafios do quotidiano, promovendo-se a integração e, consequentemente, o sucesso escolar.

Objetivos:

Promover o autoconceito emocional e social; promover a autoestima; diminuir o isolamento dos elementos periféricos do grupo; aumentar a capacidade de identificação e expressão emocional; aumentar a consciência social e o autocontrolo dos participantes; promover a aplicação das competências de tomada de decisão a situação sociais e académicas quotidianas; identificar o papel de uma tomada de decisão responsável na manutenção do bem-estar pessoal e escolar; identificar o papel da pressão de pares na tomada de decisão e desenvolver a capacidade de resistir à pressão de pares negativas.

Estrutura:

O programa contempla 13 sessões semanais: 1ª sessão (Apresentação do programa e atividades de apresentação/quebra-gelo); 2ª e 13ª sessões (avaliação inicial e final, respetivamente e por parte dos alunos e professor titular); 3ª à 12ª sessões (atividades de diversos temas que visam a promoção de competências socioemocionais). Temas: 1. Identificação e Expressão Emocional/ 2. Jogo Gostarzinho/ 3. Promoção da Autoestima/ 4. Tomada de Decisão, Pressão de Pares e Assertividade. As sessões são dinamizadas por um(a) psicólogo/a e com o grupo turma uma vez por semana em horário letivo (?)