Descrição do Programa:

Este programa visa a promoção de competências socioemocionais em alunos do 3º ciclo (7º ao 9º ano) que estão identificadas como protetoras de estilos de vida saudáveis e como fatores influentes numa integração mais efetiva na vida escolar. Neste sentido, promove-se o desenvolvimento saudável e pleno jovens, sendo esperado que se tornem mais confiantes e competentes para lidarem com os desafios do quotidiano, promovendo-se a integração e, consequentemente, o sucesso escolar. O programa é constituído por atividades que implicam o relacionamento interpessoal através de jogos e dinâmicas e está organizado em formato de currículo: as temáticas a serem trabalhadas são escolhidas em função do perfil do grupo-turma (avaliação inicial).

Objetivos:

promover o autoconceito emocional e social; promover a autoestima; promover o autocontrolo; promover a consciência social e as competências relacionais; aumentar a capacidade de tomada de decisão responsável; diminuir o isolamento dos elementos periféricos do grupo;

Estrutura:

o programa contempla 13 sessões semanais: 1ª sessão (Apresentação do programa e atividades de apresentação/quebra-gelo); 2ª e 13ª sessões (avaliação inicial e final, respetivamente e por parte dos alunos e diretor de turma); 3ª à 12ª sessões (atividades de duas temáticas escolhidas em função do perfil da turma que visam a promoção de competências socioemocionais). Temas: 1. Comunicação e relacionamento interpessoal/ 2. Promoção da Autoestima/ 3. Trabalho em Equipa/ 4. Gestão de Conflitos/ 5. Tomada de Decisão Responsável. As sessões são dinamizadas por um(a) psicólogo/a e com o grupo turma uma vez por semana em horário letivo.