Descrição do Programa:

Este programa pretende promover competências socioemocionais relacionadas com a promoção da Equidade de género. Destina-se a alunos de 3º ciclo, as sessões estão organizadas de forma sequencial e a intervenção destina-se ao grupo turma de alunos. O programa contempla atividades que implicam o relacionamento interpessoal através de jogos e dinâmicas.

Enquadramento:

Desde cedo que se iniciam os processos de socialização e a aprendizagem dos papéis de género, observando-se diferenças entre rapazes e raparigas a partir de um ano e meio de idade (Gleitman, 1993). Encontram-se também diferenças na expressão emocional em função do género e que se acentuam com a idade (Chapin&Aldao, 2013). As diferenças na predisposição para a liderança (Chaffins, Forbes, Fuqua&Cangemi, 1995) ou para se expressarem de forma positiva sobre si próprios/as (Moss-Racusin&Rudman, 2010), com desvantagem para as mulheres, constituem-se como outros exemplos atribuídos à tipificação dos papéis de género e que conduzirão ao fenómeno do “teto de vidro” (Chaffinset al., 1995). Neste sentido, os estereótipos de género estão presentes ao longo da vida e são geradores de desEquidades e violência de género. Por outro lado, a aprendizagem socioemocional (Social andEmotionalLearning) é descrita como o processo pelo qual as crianças e adultos desenvolvem competências sociais e emocionais essenciais no sucesso académico e na vida (Zins, Weissberg, Wang, &Walberg, 2004). Estas competências são apontadas como protetoras face ao bullying, pressão de pares negativa, comportamentos de oposição relativamente aos adultos e comportamentos de risco relativos a sexo e drogas. Os alunos com competências socioemocionais mais desenvolvidas apresentam uma melhor integração social e melhores resultados académicos (Weissberg& O’Brien, 2004). Desta forma, os programas de desenvolvimento de competências socioemocionais podem ser considerados como úteis na prevenção de comportamentos violentos, bem como para proporcionar experiências complementares e que promovam maior Equidade de género nas relações.

Objetivos:

aumentar o conhecimento sobre o tema da Equidade de género; promover a autoconsciência, a consciência social; promover competências de gestão emocional, reforçando a Equidade de género; promover competências relacionais no contexto da liderança e da autoestima; diminuir o isolamento nos elementos periféricos do grupo; promover a aceitação das diferenças e desconstruir estereótipos; promover a capacidade de tomar decisões responsáveis

Estrutura:

O programa foi preparado para alunos do 3º ciclo, para ser implementado no contexto de turma (cerca de 20 alunos), e está organizado em 6 sessões de 50min/1h cada, contando com Apresentação, Avaliação inicial e final e os principais temas abordados são: Emoções, Autoestima, Liderança, Tomada de decisão e Gestão de conflitos. O programa tem um conjunto de atividades que estão inter-relacionadas e são sequenciadas, tendo como principais linhas orientadoras as recomendações dadas pelo Collaborative for Academic, SocialandEmotionalLearning(2005).