Descrição do Programa:

Este programa visa a promoção de competências socioemocionais em alunos do 2º ciclo (4º e 5º anos) que estão identificadas como protetoras de estilos de vida saudáveis e como fatores influentes numa integração mais efetiva na vida escolar. Neste sentido, promove-se o desenvolvimento saudável e pleno das crianças/jovens, sendo esperado que se tornem mais confiantes e competentes para lidarem com os desafios do quotidiano, promovendo-se a integração e, consequentemente, o sucesso escolar. O programa é constituído por atividades que implicam o relacionamento interpessoal através de jogos e dinâmicas. As principais temáticas abordadas são: a comunicação interpessoal, a autoestima, o trabalho em equipa e a gestão de conflitos.

Objetivos:

promover o autoconceito emocional e social; promover a autoestima; promover o autocontrolo; promover a consciência social e as competências relacionais; aumentar a capacidade de tomada de decisão responsável; diminuir o isolamento dos elementos periféricos do grupo; sensibilizar para a importância de clareza na comunicação e identificar elementos que criam obstáculos à comunicação; desenvolver a capacidade de identificação e expressão das emoções; estimular a identificação de aspetos positivos no próprio e nos outros; Sublinhar a importância do trabalho em equipa e aumentar a compreensão do papel do grupo na resolução de um problema; estimular comportamentos assertivos; promover a capacidade de identificar diferentes pontos de vista, bem como as causas e consequências dos conflitos; identificar formas e fontes de pressão de pares negativa e positiva.

Estrutura:

o programa contempla 15 sessões semanais: 1ª sessão (Apresentação do programa e atividades de apresentação/quebra-gelo); 2ª e 15ª sessões (avaliação inicial e final, respetivamente e por parte dos alunos e diretor de turma); 3ª à 15ª sessões (atividades de diversos temas que visam a promoção de competências socioemocionais). Temas: 1. Comunicação e relacionamento interpessoal/ 2. Promoção da Autoestima/ 3. Trabalho em Equipa/ 4. Gestão de Conflitos. As sessões são dinamizadas por um(a) psicólogo/a e com o grupo turma uma vez por semana em horário letivo.