
Descrição do Programa:
O programa Transição Positiva é aplicado diretamente junto dos alunos do 4º ano, mas outras populações são envolvidas neste programa, de forma a aumentar a eficácia do programa: nomeadamente professores (Diretores de Turma) do 5º ano, alunos do 5º ano, pais e assistentes operacionais.
Enquadramento:
As transições escolares são eventos de vida que podem causar perturbações na adaptação das crianças exigindo adaptação em vários níveis, o que as permite classificar como uma transição ecológica (Rudolph, Lambert, Clark e Kurlakowski, 2001). Aos 9/10 anos (final do 1º ciclo), os estudantes tiveram poucas experiências anteriores de transição. No contexto português, a transição do 4º para o 5º ano envolve a mudança para um contexto mais complexo (Coelho, Marchante, &Jimerson, 2016). As dificuldades encontradas na transição são amplificadas quando a escola de origem é mais pequena (Pereira, 2000). A investigação, na área da transição escolar, revela alguns pontos comuns (Akos&Galassi, 2004): os programas de intervenção devem considerar os momentos de pré e pós transição; os programas devem ser adaptados ao contexto em que são aplicados; os pares são um elemento crucial de suporte nas transições escolares; é necessário envolver os vários elementos da comunidade escolar.
Objetivos:
diminuir o insucesso escolar no 5º ano; reduzir o absentismo escolar; neutralizar a diminuição do autoconceito social e académico, assim como da autoestima (associadas à transição); diminuir o stress e preocupações associados à transição, nas áreas académica, social e comportamental;
Estrutura:
A estrutura do programa consiste em 15 sessões de 45 minutos (das quais 11 correspondem a sessões semanais e 4 a uma sessão com a duração de 3 horas para visita à escola básica de 2º/3º ciclo) e 5 durante o 5º ano (na segunda semana de aulas, no final do primeiro período e no final do ano escolar) com os seguintes conteúdos: Apresentação; Avaliação inicial; Lidar com os medos e preocupações sobre a transição; Conhecer as disciplinas do 5º ano, Treino para a leitura de horários, pautas de avaliação e contacto com as novas regras; Visita de professores e alunos do 5º ano; Visita à escola; Role-plays e Sessões de follow-up (durante o 5º ano).